Home / Blog / O primeiro parque de diversões do mundo adaptado a crianças com autismo

O primeiro parque de diversões do mundo adaptado a crianças com autismo

O parque foi inspirado no programa infantil “Vila Sésamo”

No próximo dia 28 de abril de 2018, o parque de diversões Sesane Place, inspirado no famoso programa infantil Vila Sésamo, abrirá suas portas em Langhorne, na Pensilvânia (Estados Unidos). Será, certificadamente, o primeiro parque do mundo adaptado para receber crianças autistas.

O parque faz parte da sociedade International Board of Credentialing and Continuing Education Standard (Comitê Internacional de Padrões de Educação), através do qual foi obtido o selo de “Centro autista certificado” para as 25 atrações do local. Todos os funcionários foram treinados para trabalhar e conviver com pessoas com necessidades específicas, como é o caso dos autistas.

Além de treinar os empregados, o parque criou espaços para que as pessoas com autismo se sintam perfeitamente em casa. Foram construídos quartos silenciosos para que as crianças possam descansar entre uma atração e outra. Serão distribuídos ainda fones de ouvido que bloqueiam os ruídos.

Também haverá um desfile especial para os pequenos que não quiserem contato ou abraços dos personagens da Vila Sésamo.

O site do Sesane Place também foi adaptado para que pessoas com espectro autista possam planejar sua ida ao parque.  Por meio de um “guia sensorial”, elas poderão verificar quais sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) são estimulados em cada uma das atrações e assim, escolher quais delas podem visitar.

A novidade chega um ano depois de a Vila Sésamo apresentar Julia, a primeira personagem com autismo da série. Uma iniciativa que poderia inspirar outras empresas, a fim de que a integração com pessoas portadoras de necessidades especiais se torne mais humana e com mais respeito.

Fonte: Aleteia.

Sobre admsilvio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *