Home / Notícias / Papai Noel aprende Libras para conversar com crianças surdas em SP

Papai Noel aprende Libras para conversar com crianças surdas em SP

Imagem: Folha de São Paulo.

Um papai noel aprendeu a língua brasileira de sinais (libras) para atender crianças com deficiência auditiva neste Natal. Segundo José Mário Graciano, de 68 anos, e que atua há dez como personagem, o aprendizado foi há três para que conseguisse se comunicar com as crianças, sem restrições.

Graciano conta que decidiu fazer a especialização depois de ser surpreendido por uma criança surda que não conseguir se comunicar.

“Eu estava preparado para mais um ano como todos os outros, quando fui surpreendido por dois jovens surdos. Eu não sabia o que fazer, não podia fazer com eles o que todo papai noel faz, que é ouvir o pedido. Foi quando fui pesquisar o que podia fazer e descobri o curso de libras”, conta Graciano.

Imagem: G1 Vale do Paraíba – TV Vanguarda

Mais que barba branca e a afinidade com as crianças, saber libras foi decisivo na hora da contratação, segundo a gerência do centro de compras, que pelo primeiro ano tem um Papai Noel inclusivo.

A aposta está fazendo sucesso e nesta terça-feira (12) ele recebeu a visita de cerca de 30 crianças da Associação de Apoio Ao Deficiente Auditivo (AADA). O Ricardo é uma das crianças e este ano ele conseguiu fazer o seu pedido: um cachorro de estimação.

Para a psicopedagoga da associação, Jussara Alvarenga, a habilidade do papai noel é um passo a mais paraa criação de uma sociedade inclusiva. “É tão comum para as crianças irem ao shopping nessa época do ano e fazerem seus pedidos. Isso precisa ser para eles também. Essa comunicação direta não tem preço”, comenta.

Fonte: G1 Vale do Paraíba.

Sobre admsilvio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *