Home / Minha História

Minha História

HISTÓRIA

Nascido em 21 de Fevereiro de 1977 e criado na região rural do Mato Grosso do Sul, Silvio Santo é o mais velho de seis irmãos – dois homens e quatro mulheres. Vindo de família muito humilde, Silvio trabalhou na roça dos sete aos dezoito anos, batalhando para ajudar seus pais e irmãos, enquanto estudava o quanto era possível, numa região muito afastada dos grandes centros e das escolas.

Aos dezoito anos, Silvio recebeu o convite de um amigo para conhecer São José dos Pinhais e, com a benção do Pai, realizou o sonho de vir para o Paraná, estado de onde sua família havia emigrado para o Mato Grosso do Sul antes de ele nascer. Aqui, ele foi acolhido por uma família que o ajudou muito a se adaptar e não cair em amizades erradas. Com desejo de continuar a estudar, matricular-se em uma escola foi sua primeira atitude, antes de conseguir trabalho como servente de pedreiro em uma pequena obra de construção. Como ele havia vindo com apenas o dinheiro da passagem, trabalho era algo essencial.

Silvio então começou a trabalhar no setor de manufatura em uma empresa e foi ganhando destaque por sua total dedicação e pelo fato de ser o único em seu setor a buscar e concluir o ensino superior (graduado em Administração de Empresas com ênfase em Qualidade e pós-graduado em Engenharia de Produção), tornando-se um referencial aos seus colegas de trabalho e supervisores.

Nessa época, ele que fora criado em berço cristão católico, retomou sua caminhada na Igreja em um grupo de jovens. Buscando aprofundamento na vivência da fé, ingressou no movimento da Renovação Carismática Católica como servo, e por meio da sua busca incessante e testemunho de vida, ocupou diversas funções ministeriais: foi coordenador de grupo de oração, coordenador diocesano do Ministério Jovem e enviado como missionário para pregar o evangelho em diversas cidades do país e exterior. No biênio 2013/2014 assumiu a presidência do Conselho Diocesano da Renovação Carismática Católica.

INÍCIO NA POLÍTICA

No ano de 2013,  em oração junto com a sua esposa, percebeu que seu ciclo profissional de 15 anos naquela empresa havia chegado ao fim. Pediu o desligamento, mesmo com apelo dos colegas e superiores para permanecer. Pouco tempo depois foi procurado pelo recém eleito vice-prefeito Toninho Fenelon, que o convidou para trabalhar na administração pública. Como de hábito, buscou discernir em oração se era a vontade de Deus e após uma escuta obediente aceitou o convite, tornando-se coordenador da sub-prefeitura da Borda do Campo, onde ficou durante toda aquela gestão.

Nestes quatro anos se aprofundou nos estudos sobre gestão pública, colocando o bem comum como prioridade na prática do dia a dia de trabalho. Ao final dos quatro anos, já não pensava mais em continuar na política, mas Deus tinha outros planos.

MINISTÉRIO DE FÉ E POLÍTICA – CANDIDATURA

Participando ativamente da Renovação Carismática Católica, Silvio foi convidado para participar do processo que selecionaria os candidatos do movimento para o pleito eleitoral de municípios da diocese, através do Ministério de Fé e Política.

Ministério Fé e Política é o serviço dentro da Renovação Carismática Católica para a evangelização da política, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo. O objetivo não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, é conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o candidato(s) conforme a consciência de cada um. A Renovação Carismática também apóia e incentiva a participação na política daqueles que sentem chamados a este serviço.

Mesmo não sendo seu desejo pessoal, Silvio sabia que Deus o estava convocando para algo maior, onde ele poderia agir em auxílio de muitos. Em meio a muita oração, muita renúncia, aceitou e foi escolhido pelo conselho diocesano como o candidato da Renovação Carismática Católica na cidade de São José dos Pinhais.

Em 2 de outubro de 2016 foi eleito vereador em São José dos Pinhais. O seu mandato, num curto espaço de tempo, se tornou referência na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, buscando de forma obstinada a inclusão e a participação ativa dessas pessoas na sociedade. Também se notabiliza por ser árduo defensor da família e da vida desde a sua concepção.

“Meu intuito é que os cidadãos saibam que eu trabalho com justiça e fé, buscando diariamente atender a cada um com compreensão e respeito.”