Home / Blog / Estou me exercitando corretamente?

Estou me exercitando corretamente?

É de senso comum a informação de que atividade física faz bem para a saúde. Mas você sabe qual a quantidade mínima que está associada a esses reais benefícios?

  • Crianças de 5 a 17 anos devem acumular ao menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa.
  • Adultos de 18 a 64 anos devem acumular ao menos 150 minutos por semana de atividades físicas aeróbicas de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividades físicas aeróbicas de intensidade vigorosa e, além disso, ao menos duas vezes na semana deve-se realizar atividades físicas que melhorem a força e a flexibilidade.
  • Para os idosos (≥ 65 anos) a recomendação é a mesma que para os adultos e inclui a necessidade de atividades que melhorem o equilíbrio, reduzindo assim os riscos de queda.

Exercícios aeróbicos são aqueles que estimulam a função dos sistemas cardiorrespiratórios como, por exemplo, caminhar, correr, nadar, pedalar, dançar, pular corda, algumas ginásticas como o step, o spinning. Os exercícios de força e flexibilidade incluem atividades como a musculação, o pilates e a ginástica localizada.

Para identificar a intensidade é bem fácil. Atividade física de intensidade moderada é aquela em que a respiração fica mais ofegante e em algumas pessoas produz um pouco de suor. Atividade física vigorosa é aquela em que se fica muito ofegante e em algumas pessoas produz muito suor. Por exemplo. Atividade física leve é como caminhar no shopping, moderada é como a velocidade da caminhada quando se está atrasado para pegar o ônibus e vigorosa é quando o ônibus está vindo e você ainda não esta no ponto.

Mas qual a melhor atividade física de todas? A natação? A musculação? A caminhada?

A MELHOR atividade física de TODAS é aquela que você goste e consiga perseverar!! Que tal experimentar atividades diferentes e descobrir qual você gosta.

É claro que dependendo do seu objetivo e condições de saúde algumas atividades são mais indicadas que outras, nesse caso é bom conversar com o educador físico para uma melhor orientação.

Mariana Reis – Educadora Física. Professora. Mestre em Atividade Física e Saúde

Referência.

Sobre admsilvio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *