Home / Blog / Qual é a educação que eu quero para a minha família?

Qual é a educação que eu quero para a minha família?

Significado de Educação

substantivo feminino Ação ou efeito de educar, de aperfeiçoar as capacidades intelectuais e morais de alguém: educação formal; educação infantil. Processo em que uma habilidade se desenvolve através de seu exercício contínuo: educação musical. Capacitação e/ou formação das novas gerações de acordo com os ideais culturais de cada povo. Didática; reunião dos métodos e teorias através das quais algo é ensinado ou aprendido; relacionado com pedagogia: teoria da educação. Civilidade; conhecimento e prática dos hábitos sociais; boas maneiras. Delicadeza; expressão de gentileza, sutileza. Cortesia; amabilidade e polidez na maneira com que se trata alguém. Prática de ensinar, adestrando animais domésticos para as atividades que por eles devem ser praticadas. Educação Física. Formação de hábitos e comportamentos que incentivem o desenvolvimento corporal e mental, através de exercícios sistemáticos, jogos ou esportes. Etimologia (origem da palavra educação). Do latim educatio.onis.

Segundo o dicionário a palavra educação abrange vários contextos. Cada um de nós passou por uma formação dentro do lar e desenvolveu um SER ÚNICO, com uma cultura, uma moral, um jeito de ser e de pensar.

Diante das atuais crises socioeconômica, religiosa e cultural muitos pais não sabem qual o caminho certo para a educação dos filhos. Nas escolas é possível observar a realidade das famílias com tristezas e dificuldades profundas. Quando se trabalha com jovens, adolescentes e crianças, identificamos rapidamente que a base da sociedade é a família.

O exemplo vale uma vida inteira de palavras. Se você quer acertar o alvo e ter sucesso na vida, precisa optar pelo SER e não pelo TER. Ser exemplo de palavras, de amor, cuidado, ajuda, esforço, diálogo, oração, escuta, apoio; mostrar com a vida, na prática diária, que são as coisas bem pequenas as grandes transformadoras do coração, da família, da sociedade, do mundo.

EDUCAR É A ARTE DE AMAR COM GESTOS E ATITUDES.

AUTORIDADE E PERDÃO.

TERRA E CÉU.

_____

Melissa Cristina da Rocha Ramos: casada ha 22 anos, tenho 3 filhos, catequista a 28 anos, sirvo como Ministra da Sagrada Comunhão na Comunidade Sagrada Família. Professora graduada  em Letras Literatura pela Universidade Castelo Branco, Cursando Teologia Católica. Empresária em  São José dos Pinhais.

Sobre admsilvio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *